segunda-feira, 22 de abril de 2013

Frases que Marcam


Há frases que nos marcam. Frases que ficam no ouvido e das quais não nos esquecemos. Frases que num determinado momento nos fazem todo o sentido, que se aplicam às situações pelas quais passámos ou que, simplesmente, nos fazem olhar o mundo com outros olhos. Hoje inicio uma nova rubrica no Palavras Escritas ao Vento, em que pretendo partilhar convosco estas frases e gostaria que partilhassem comigo as vossas.

Conto com os vossos comentários e frases preferidas!





"Todos temos cicatrizes. Tenho sorte de a maior das minhas estarem do lado de fora [no corpo].", in Sedução na Noite de Sherrilyn Kenyon

domingo, 14 de abril de 2013

Uma aventura geneticamente modificada

James Patterson

Maximum Ride - O Resgate de Angel


Autor: James Patterson
Páginas: 384
Editora: Topseller
Opinião:
Max, Iggy, Angel, Gazzy, Nudge e Fang são seis miúdos geneticamente modificados, sendo constituídos por 98% de genes humanos e 2% de genes de pássaros, e com poderes especiais. Todos eles cresceram num laboratório, a que chamam "Escola" e onde eram constantemente submetidos a testes e a experiências científicas que os deixaram profundamente traumatizados.

Jeb, um dos cientistas da "Escola", decidiu resgatá-los e instalá-los numa casa, a vários quilómetros de distância, onde os criou como filhos, durante 4 anos. Contudo, de repente, Jeb desaparece e os 6 jovens vêem-se entregues a si próprios e à mercê dos Erasers, uns seres demoníacos, sedentos de sangue e com uma fome de vingança devastadora. 

O problema é quando os Erasers descobrem o esconderijo destes super-heróis e raptam Angel. O resto do grupo fica e pânico mas concorda que não pode deixar um dos seus membros ser novamente levado para a "Escola" e torturado.

Vendo-se sós, os 6 jovens começam a questionar-se sobre a sua origem. Quem são os seus pais? Ou será que são bebés-proveta? Porque é que os tentaram modificar geneticamente? E vão passar por diversas aventuras até conseguirem resgatar chegarem a algumas conclusões e resgatarem a Angel.

Foi o primeiro livro policial que li deste autor. Fiquei com vontade de continuar a ler esta série e conhecer as novas aventuras de Maximum e dos seus amigos. O livro lê-se muito bem, o texto é fluído e a história nunca pára. Estamos sempre a saltar de aventura em aventura, impedindo que o livro se torne, em momento algum, enfadonho. 

Ao início achei que a história demasiado espartilhado, porque os capítulos são curtíssimos. Entre 2 a 5 páginas. Mas à medida que me fui embrenhando na história habituei-me àquela cadência frenética. Em suma, gostei e fiquei com vontade de repetir a dose.

4 *****


sexta-feira, 5 de abril de 2013

Acreditam no destino?

Susanna Kearsley

"Mariana"

Editora: Asa
Número Páginas: 352

Opinião:
Hoje começo por dizer-vos que adoro viajar. Seja no tempo, seja no espaço. E quando não podemos fazê-lo fisicamente, não há nada melhor que fazê-lo sentada, bem confortável, ao sabor das páginas de um bom livro. Não há nada como navegar num mar de letras, cruzar oceanos de palavras e mergulhar de capítulo em capítulo até chegar à praia do "fim". Se o vento estiver de feição, tanto melhor. A viagem decorre com mais celeridade, o entusiasmo cresce e chega-se mais rapidamente ao destino almejado.

A minha viagem pelas páginas deste livro decorreu exactamente assim, de um fôlego. Com a vantagem de que, tal como a personagem principal, viajei até a uma vida passada dela. "Mariana" é não só o título do livro mas também o nome de Julia na sua vida passada. Vida essa que a leva a deixar Londres e comprar uma casa, pela qual se apaixonou em criança, numa pequena aldeia. 

Ao mudar-se para a nova casa, Julia começa a ter algumas visões que não compreende. Mas à medida que estas experiências se repetem, Julia começa a perceber que está a recuar até à sua vida passada, em morou exactamente naquela casa há trezentos anos. E se, inicialmente, estas vivências a incomodam por não saber de que se tratam, posteriormente, tornam-se essenciais para perceber a sua vida presente.

O livro está recheado de personagens fortes, marcantes e interligadas entre elas, ainda que estejam inconscientes desse facto. Adorei viajar com a Julia até ao seu passado e conhecer os segredos escondidos no relógio do tempo. Quando cheguei ao último terço do livro não descansei até o terminar. A minha curiosidade estava de tal modo espicaçada  que já ansiava por mais um salto no tempo e descobrir o que se tinha passado com a Mariana.

Uma das personagens que me marcou foi Mrs. Hutherson, uma gorvernanta misteriosa a que nada parece escapar. Dei por mim várias vezes a pensar em certas frases proferidas por esta personagem e que faziam todo o sentido.

Este é um livro para todos aqueles que acreditam no destino. E os que não acreditam, depois de o ler, podem via a acreditar. Têm coragem de experimentar?! 

5 *****