quinta-feira, 23 de maio de 2013

83ª Feira do Livro de Lisboa




É com grande ansiedade que todos os anos aguardo pela afamada Feira do Livro de Lisboa. É um acontecimento de que gosto imenso por vários motivos.
Em primeiro lugar é um momento em que posso ver os livros dos meus autores preferidos todos reunidos num só espaço. É uma perdição olhar à minha volta e, para qualquer sítio que me vire, ver inúmeros livros que quero comprar e ler.
Em segundo lugar é a oportunidade de poder comprar livros, sendo que alguns deles já estão na minha wishlist há bastante tempo, a preços mais simpáticos. Claro que durante o ano também vão surgindo pontualmente algumas promoções aqui e ali. Mas na Feira todos os livros têm algum desconto, sendo que os livros do dia têm normalmente um preço bastante aprazível.
Por fim é o próprio ambiente da Feira. Há uma mística qualquer naquele espaço que não vos sei explicar. Vive-se um ambiente de alegria, de partilha, de comunhão de interesses que é muito interessante.
Daí a minha paixão assolapada por este evento anual.
Se tiverem oportunidade passem pela Feira do Livro de Lisboa, de 23 de Maio a 10 de Junho, no Parque Eduardo VII. Vão ver que vale a pena!


sábado, 18 de maio de 2013

Como criar uma segunda boa impressão

Autora: Jude Deveraux
Editora: Quinta Essência
N.º de Páginas: 386
"Perfume da Paixão", Jude Deveraux




Opinião:

Diz-se que não existe uma 2ª oportunidade de causar uma boa impressão. Por isso, quando nos apresentamos a alguém devemos ter isso em conta e dar o nosso melhor. De facto, não se pode causar uma 1ª impressão duas vezes, pois se assim o fosse deixaria de ser a 1ª para passar a ser a 2ª.

Contudo, nem sempre tudo corre bem numa 1ª experiência, o que pode levar a que a impressão que fica em nós seja decepcionante por estarmos à espera de mais da outra parte. Mas nem sempre estamos nos nossos dias. Há dias em que estamos mais bem-dispostos que noutros. Há dias em que estamos alegres e outros em que estamos tristes. Há dias em que nos sentimos mais expansivos e comunicativos e há dias em que estamos mais acabrunhados e introvertidos. E embora não possamos mudar a 1ª impressão que causamos podemos contribuir para que essa impressão, que o outro formou acerca de nós, mude.

Foi isso que aconteceu comigo e com a autora deste livro. O primeiro encontro que tive com Jude Deveraux foi uma autêntica decepção. A história tinha tanto para dar mas… Ficou muito aquém das minhas expectativas. Esperava uma história com sumo e fiquei desiludida. Realmente esta foi a minha primeira impressão da autora. Mas como sou teimosa e nem sempre me dou por vencida logo à primeira, decidi voltar a apostar nesta escritora. E se, por um lado, a minha primeira impressão não foi positiva (e quanto a isso não posso fazer nada) por outro, a ideia que tenho actualmente é completamente diferente. É uma autora com muita imaginação, que cria personagens com substância, enredos sumarentos e cuja obra tenho vontade de continuar a seguir.

Este livro é o terceiro que leio da saga Edilean. Cada vez gosto mais desta vilazinha, tenho vontade de entrar na história e conhecer as personagens que me são cada vez mais familiares. A narrativa retoma o fio à meada que começou a ser desenrolada no livro “Jardim de Alfazema”, sendo que neste volume acompanhamos a história de Sara e de Mike, o irmão de Tess. 

Mike é um detective que acaba por ir parar a Edilean para investigar dois criminosos (mãe e filho) que se preparam para burlar Sara. Embora ainda não saiba exactamente o que querem de Sara, Mike sente que tem de dar o seu melhor para proteger esta mulher, aparentemente, frágil mas que de flor de estufa não tem nada. Sara está entusiasmada com os preparativos para o seu casamento com Greg (um dos burlões) e não faz a mínima ideia dos segredos que o seu noivo lhe esconde. Mike terá pela frente a difícil tarefa de a fazer acreditar em si e fazer com que ela colabore com a captura dos criminosos. O pior é que Sara não se deixa ir facilmente em cantigas, o que dificulta bastante o trabalho de Mike.

O livro pauta-se por ter imenso ritmo, tornando-se difícil pousá-lo quando temos de ir fazer qualquer coisa. A vontade que dá é de o ler até ao final. Como a investigação dos criminosos e dos seus objectivos se vai desenrolando ao longo das várias páginas, cada vez temos mais vontade de ler para podermos descobrir o que vem a seguir.

Adorei as personagens do livro! A Sara é amorosa, o Mike é irresistível e o Greg é detestável. Todas elas estão bem delineadas e Jude Deveraux consegue mesmo fazer com que odiemos esta ou aquela personagem pelas suas atitudes desprezíveis.

Se têm vontade de conhecer um local pitoresco, onde todas as pessoas se conhecem desde sempre e se entreajudam, mergulhem de cabeça nesta saga. Percam-se nas páginas deste livro e deixem-se levar por umas boas horas para longe do bulício da vida citadina. Enjoy it!


5 ******

Sinopse:

Noiva do encantador e sedutor Greg Anders, Sara Shaw mal consegue esperar pelo dia do seu casamento em Edilean, na Virgínia. A data foi marcada, as flores encomendadas e o seu vestido, já usado por várias gerações de noivas da família, está pronto. Mas apenas três semanas antes do dia do casamento, Greg recebe um telefonema durante a noite e sai sem dar qualquer explicação. Dois dias mais tarde, um homem aparece através de um alçapão no soalho da casa de Sara, afirmando que é o irmão da sua melhor amiga e informando-a que se vai mudar para casa dela.
Embora Mike Newland esteja realmente a dizer a verdade sobre a sua identidade, a razão que o levou ali tem muito mais que se lhe diga. É um detective que trabalha infiltrado; a sua missão é usar Sara para descobrir o paradeiro de uma mulher — uma das criminosas mais notórias dos Estados Unidos — que, por acaso, é a mãe do homem com quem Sara tenciona casar.
Mike acredita que a investigação não será difícil — isto é, caso consiga arranjar maneira de fazer com que uma jovem de «boas famílias» como Sara confie em si. No entanto, Mike não faz a mais pequena ideia do que aquela missão lhe reserva. Esforçou-se ao máximo para esconder as suas ligações a Edilean, as quais remontam ao tempo em que a sua avó vivera naquela localidade, em 1941. Mas à medida que Mike e Sara se vão conhecendo, ele não consegue evitar partilhar segredos que nunca tinha partilhado com ninguém. Ela retribui confidenciando a Mike aspectos da sua vida que jamais teria revelado a Greg. Enquanto trabalham juntos para resolverem os dois mistérios, o amor crescente que desabrocha entre os dois começa a sarar cicatrizes de uma forma que nunca teriam imaginado ser possível.
Com Perfume da Paixão Jude Deveraux continua a série centrada em Edilean, que teve início com Jardim de Alfazema.


Outros livros desta saga:






terça-feira, 7 de maio de 2013

Boa disposição (com moderação)

Editora: Chá das Cinco
N.º de Páginas: 336

Resistir ao Amor

Jill Mansell

Opinião:
Mais um livro cheio de boa disposição ao bom estilo de Jill Mansell. É certo quem, sendo um livro desta autora, surgiram algumas situações caricatas que me fizeram rir.

Paralelamente, achei que este é o livro mais sério desta autora que li até agora. E porquê? Devido a uma situação de doença que surge no meio da narrativa e sobre a qual não vos adianto pormenores para não perder a graça…

A trama principal é clássica história de um amor proibido. Maddy Harvey sempre foi um patinho feio durante toda a sua infância e adolescência. Por seu lado, Kerr McKinnon era o bonzão por quem todas as raparigas estavam caidinhas. Durante anos, ambos conviveram com esta realidade e com o facto de não se poderem dar com o outro, devido a uma fatalidade que envolveu estas duas famílias.

Anos mais tarde, Maddy e Kerr voltam a encontrar-se e sentem uma forte atracção mútua, mas não se reconhecem nesse primeiro momento. As complicações surgem quando nenhum deles consegue esquecer o outro e começam a encontrar-se às escondidas. Mas as mentiras têm perna curta e Maddy e Kerr não vão conseguir esconder eternamente o seu relacionamento, pois Marcella – a mãe de Maddy – nem pode ouvir falar dos McKinnon. Quanto mais saber que a filha namora um membro daquela família.

Conforme é habitual, a par do enredo principal, a história vai-se desenrolando em torno de outras personagens secundárias. No entanto, não simpatizei muito com as personagens secundárias deste livro. Pareceu-me que lhes faltava sumo… Achei-as desinteressantes, fúteis e mesquinhas. Exceptuando o Jake, a Juliet e a Nuala, embora esta última careça de uma boa injecção de auto-estima.

O final da história também não foi propriamente do meu agrado. Parece o sprint final numa prova de 100 metros barreiras.

É certo que há autores que não dispensamos e cujos livros queremos impreterivelmente ler. Para mim, a Jill Mansell é uma delas. No entanto, como é natural, há sempre livros que nos marcam mais e outros menos. É com pena que afirmo que, apesar de ter gostado não foi, efectivamente, dos meus preferidos.

3 ***



Sinopse:

 

Enquanto adolescente, Maddy Harvey era um patinho feio com óculos grandes, cabelo despenteado e dentes tortos. Felizmente cresceu e tornou-se num deslumbrante cisne. Quando numa noite de verão conhece o irresistível Kerr McKinnon, pensa que está no Céu. Mas uns dias depois, quando descobre a que família ele pertence, tem a certeza que está no Inferno. É que toda a gente em Ashcombe sabe o que aconteceu há onze anos, e a mãe de Maddy prefere destruir todos os McKinnon com as próprias mãos a permitir que a filha namore com um deles. Maddy sabe que deve resistir ao amor, mas que culpa tem ela que o seu príncipe encantado seja um fantasma do passado? A história de Romeu e Julieta renasce com o charme e o delicioso sentido de humor que só Jill Mansell possui.

sábado, 4 de maio de 2013

Abrir os horizontes ao desconhecido


José Luís Peixoto


Dentro do Segredo – Uma Viagem na Coreia do Norte


Páginas: 304

Editora: Quetzal




Opinião:

Adoro viajar! Para mim, não há nada melhor que conhecer novos lugares, novas culturas, novos olhares sobre o mundo. As viagens são sempre momentos de enriquecimento cultural e pessoal. Daí que seja importante não nos fecharmos dentro do nosso mundo, como se de um aquário estanque se tratasse, e nos deixemos levar pela multiplicidade de cores, sabores e vivências que a vida nos oferece.

José Luís Peixoto não se deixou ficar indiferente às descobertas que existem por fazer por este mundo fora e embarcou numa viagem inesquecível à Coreia do Norte. E é através da sua visão e das suas vivências que ficamos a saber mais sobre este país. Ao longo do livro senti que, também eu, estive naquele país remoto, que dancei com os locais, visitei templos, senti saudades de casa e reflecti sobre o que seria viver ali.

A escrita do autor é fluida e tem a capacidade de nos transportar até àqueles locais. Dei por mim sempre com vontade de descobrir mais e mais. Uma sofreguidão para saber como terminaria aquela aventura.

Para mim também foi uma viagem inesquecível…

4 ****