segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Mundo Invisível

Katherine Webb


Opinião:
                    
“O Mundo Invisível” é um livro com um invólucro de mistério que se vai dissipando, pouco a pouco, à medida que avançamos na narrativa. É um livro que consegue manter-nos agarrados à história do início ao fim, pois à medida que vamos levantando uma ponta do véu ficamos com vontade de descobrir tudo aquilo que este esconde.

A acção passa-se em 2 momentos distintos que se alternam ao longo do livro, de modo a podermos entender o que se passou no passado e as suas consequências no presente.

O passado da narrativa decorre no início do século XIX, altura em que somos apresentados ao rígido reverendo Albert Canning e à sua formosa esposa, Hester Canning. As suas vidas decorrem com relativa tranquilidade até à chegada de dois novos habitantes à aldeia onde residem, Cat Morley, a sua nova empregada doméstica e um teosofista que está determinado em provar ao mundo a existência de fadas e druidas. A partir desse momento instala-se o caos.

No entanto, houve segredos que ficaram guardados nesse passado e que só começam a vir a lume em 2011, quando Leah, uma jornalista, é chamada para investigar a identidade de um corpo encontrado pela Comissão dos Túmulos de Guerra com umas cartas datadas de há cem anos.


Este livro marca a minha estreia com os livros de Katherine Webb e confesso que fiquei fã. A escrita é muito agradável e os saltos entre o presente e o passado são dados com uma leveza tal que não confunde os leitores. O que esperar deste livro? Mistério, assassinatos, misticismo, amores frustrados, religião e umas boas horas de leitura pela frente.

4 ****

Sinopse:

O verão quente de 1911 vê chegar à pacata aldeia de Cold Ash Holt dois novos habitantes. Cat Morley, a nova criada do reverendo Albert Canning e da sua mulher, Hester, vem de Londres. Cat é rebelde e ousada mas é também incapaz de esquecer um passado demasiado doloroso. A tímida mulher do reverendo fica ainda mais inquieta quando o marido lhe apresenta o outro desconhecido, abrindo as portas de sua casa não apenas a um jovem atraente e carismático, mas também a uma perigosa obsessão. 
O calor opressivo daquele verão parece intensificar-se e impregnar tudo e todos, e o ambiente na reitoria fica carregado de ambição, paixão e ciúme; uma mistura de emoções tão poderosa que conduz, em última instância, ao homicídio. 
Cem anos depois, cabe a Leah, jornalista incansável, decifrar duas enigmáticas cartas e juntar as peças de um quebra-cabeças assombroso.

Sem comentários:

Enviar um comentário