sexta-feira, 13 de junho de 2014

A Menina na Falésia

Lucinda Riley



Opinião:

O livro A Menina na Falésia conta-nos a história de Grania Ryan, uma jovem e conhecida escultora irlandesa que vive em Nova Iorque com Matt, o seu namorado. Tudo corre bem entre eles até Grania engravidar e perder o bebé. Esta perda abala os alicerces da sua relação amorosa com Matt, levando-a a decidir voltar à Irlanda, para junto da sua família, onde tenta reencontrar-se. Durante a sua estadia por terras de St. Patrick, Grania conhece Aurora Lisle, uma criança encantadora, que de imediato conquista o seu doce coração, recentemente abalado pela perda do bebé. A relação de amizade das duas começa, assim, a desenvolver-se, estreitando os laços que as unem.

Apesar da proximidade que as une, a mãe de Grania desaprova desde o início a amizade das duas, devido a divergências passadas entre os membros das suas famílias. Mas, como o fruto proibido é sempre o mais apetecido, Grania não dá ouvidos à sua mãe e passa grande parte do seu tempo livro com a menina. A mãe de Grania decide, assim, contar-lhe de que forma os destinos das famílias Ryan e Lisle se entrelaçaram no passado e não vê com bons olhos a aproximação entre ambas.

Gostei imenso da parte do livro que fala sobre o passado das duas famílias. É muito giro e estamos sempre com vontade de passar as páginas para saber o que se seguiu. A parte do presente também é gira, sobretudo após a 2ª metade do livro, pois torna-se mais emocionante. Não posso deixar de comentar que a Grania às vezes me irritou com a sua teimosia e “nhurrice” infundada.


Não foi a 1ª vez que li algo de Lucinda Riley. Já tinha lido Uma Espia no meu Passado que, na altura, me deixou rendida à mestria desta senhora a contar histórias. Embora não considere A Menina na Falésia tão bom como o outro romance da escritora, não posso deixar de elogiá-la e de lhe agradecer por escrever livros capazes de nos entreter durante horas a fio.


4 ****

Sinopse:

Grania Ryan tem em Nova Iorque a vida com que sempre sonhou. Tudo é perfeito até ao dia em que o seu desejo mais íntimo é brutalmente estilhaçado. Arrasada, Grania decide voltar à Irlanda e aos braços da sua adorada família. E é aqui, à beira de uma falésia, que conhece Aurora Lisle, a menina que vai mudar profundamente a sua vida.
A ligação entre ambas é imediata e profunda. Pouco a pouco, Grania descobre que as histórias das suas duas famílias estão estranha e intrinsecamente ligadas…
De um agridoce romance na Londres do tempo da grande guerra a uma relação tempestuosa na Nova Iorque contemporânea; da devoção a uma criança terna e carente a memórias esquecidas de um irmão perdido, o passado e o presente das famílias Ryan e Lisle estão unidos há um século. Cem longos anos de equívocos e segredos, paixões e ódios… Apenas a intuição e a coragem de Aurora poderão quebrar o feitiço e vencer as barreiras que o passado ergueu.
Assombrosa, terna e comovente, a história de Aurora é uma inspiração para todos nós. Um exemplo de como a esperança e o amor podem ultrapassar todas as perdas.




Sem comentários:

Enviar um comentário