terça-feira, 1 de julho de 2014

Dalila

Eleanor de Jong


Opinião:

Desde pequenina que me lembro de ter um fascínio especial pela história de Sansão e Dalila. Talvez por ele ter uma força desmesurada e ser capaz de derrotar os seus inimigos. Talvez por se dizer que Dalila era uma mulher lindíssima e muito cobiçada. Talvez por ser uma história de amor, embora com um desfecho triste.

Lembro-me de ver os desenhos animados que passavam na TVI inspirados na Bíblia e adorar o episódio de Sansão e Dalila. Mas no final perguntava-me sempre “Porquê Dalila? Se gostavas tanto de Sansão porque é que lhe cortaste o cabelo?”. Assim, para tentar perceber os motivos daquela bela mulher decidi comprar este livro.

No final do livro, consegui perceber a motivação de Dalila para tal acto. Na verdade, esta conhecida personagem bíblica agiu por amor.

Apesar de achar que ia ficar tristíssima com o desfecho do livro, acabei por terminar de sorriso nos lábios, devido à réstia de luz que o seu final prenuncia.

Gostei imenso da escrita da Eleanor. É cativante, vívida e mantém-nos constantemente colados ao livro do início ao fim. Os meus parabéns à Planeta por ter apostado na publicação deste belo livro de uma nova autora.


4 ****

Sinopse:

Na antiga Terra Santa, israelitas e filisteus estão envolvidos num amargo conflito. Sansão - um adversário poderoso e invencível - foi elevado a símbolo do heroísmo israelita e os vigorosos filisteus estão desesperados para descobrir o segredo do seu poder.

Dalila - desejável, bela, sedutora, determinada e temerária - está cansada da vida aborrecida de donzela recatada. Ambiciosa, quer mais da vida e é atraída por uma proposta irrecusável: descobrir onde reside o poder de Sansão. Decide arriscar, pois o jogo da sedução é algo que a alicia. Mas este não é um jogo fácil como ganhar ou perder. Enredada na perigosa missão que teceu, Dalila faz uma descoberta impressionante, algo que nunca teria imaginado: amar e ser amada! Mas uma sequência de acontecimentos foi posta em movimento e só um milagre poderá mudar o curso da História… Dalila descobre o segredo da força de Sansão, mas pagará um preço muito elevado: a morte de quem ama.

Deixe-se seduzir por um romance tão encantador quanto a própria Dalila. Perfeito para os admiradores de biografias históricas.