Lesley Pearse

Porque Sonhar Não Tem Preço

Sonhos Proibidos

 
Autora: Lesley Pearse
Editora: Asa
N.º de Páginas: 616

Opinião:

As obras desta autora são sempre uma aventura. Esta foi a segunda vez que embarquei numa delas. E que aventura! Viajei de Londres até Paris, de seguida fui até Nova Orleães e a partir daí foi um corrupio incessante por diversas cidades.

Belle Cooper viveu até aos 16 anos no bordel que a sua mãe geria sem nunca se aperceber que tipo de sítio era aquele. Desde sempre foi muito protegida desta dura realidade tanto pela sua mãe como por Mog, a cozinheira, que a tratava como se fosse sua filha.

Contudo, um dia Belle acaba por entrar no quarto de Millie, uma das femmes de joie que vivia no bordel, e adormece. Acaba por acordar algumas horas mais tarde quando ouve passos em direcção ao quarto. Aflita e sem saber como explicar o que faz ali, esconde-se debaixo da cama no momento exacto em que Millie entra com um cliente. E é ali escondida que Belle perde a sua inocência, ao assistir às intimidades entre um homem e uma mulher e ao presenciar, de seguida, ao assassinato desta. Belle acaba por ser descoberta e o assassino não descansa até conseguir raptá-la e vendê-la a um bordel em França.

Em França Belle acaba por passar pelas mais variadas adversidades e ter de lidar com situações das quais Mog e a sua mãe sempre a tentaram proteger. Em pouco tempo na sua vida Belle deixa de ser uma criança inocente e passa a ser uma prostituta de luxo. Contudo, a travessia até esse estatuto é muito sofrida.

Há personagens deliciosas nesta narrativa. A começar pela protagonista que, apesar de todas as situações adversas que vive consegue sempre manter um sorriso na cara e ver o lado positivo das coisas. Trabalhadora, batalhadora, persistente, meiga e apaixonada são adjectivos que lhe assentam que nem uma luva. No decorrer das inúmeras páginas do romance vamos chocando com outras personagens tocantes como Étienne, Noah ou Lisette.

Apesar de inicialmente me ter custado entrar na história acabei por adorá-la e tenho vontade de comprar a continuação para saber mais de todas estas fantásticas personagens. No entanto, não posso deixar de concordar que a autora não é nada parca em palavras e não consegue contar-nos uma boa história em poucas páginas. Acaba sempre por estender-se a fazer narrativas extensíssimas. Acho que esta história poderia ter sido contada em muito menos páginas e ter na mesma o impacto que teve.

4 ****


Sinopse:



 Belle tem quinze anos e uma vida protegida. Graças aos cuidados da ama, ela nunca se apercebeu de que a casa onde vive é um bordel, regido com mão de ferro pela sua mãe. Porém, a verdade encontra sempre maneira de se revelar… Para Belle, será no trágico dia em que assiste ao assassinato de uma das raparigas da casa. Ingénua e indefesa, ela fica à mercê do criminoso, que a rapta e leva para Paris, onde se inicia como cortesã. Afastada do único lar que conheceu, a jovem refugia-se nas memórias de infância e acalenta o sonho de voltar aos braços do seu primeiro amor, Jimmy. 
Mas Belle já não é senhora do seu destino. Prisioneira da sua própria beleza, é alvo do desejo dos homens e da inveja das mulheres. Longe vão os anos da inocência e, quando é levada para a exótica e decadente cidade de Nova Orleães, ela acaba por apreciar o estilo de vida que o Novo Mundo tem para lhe oferecer. Mas o luxo e a voluptuosidade que a rodeiam não mitigam as saudades que sente de casa, e Belle está decidida a tomar as rédeas da sua vida. Um sonho que pode ser-lhe fatal pois há quem esteja disposto a tudo para não a perder. No seu caminho, como barreiras fatais, erguem-se um continente selvagem e um oceano impiedoso. Conseguirá o poder da memória dar-lhe forças para sobreviver a uma viagem impossível? 


“Nunca me Esqueças”


Autora: Lesley Pearse
Editora: Asa

N.º Páginas: 432



Opinião:

Normalmente não gosto de comprar muitos livros de um autor sem primeiro ler algum deles e saber se gosto do estilo de escrita e da forma como a narrativa e a intriga são construídas. Com esta autora acabei por furar um pouco esse hábito que tenho enraizado. Acabei por aderir a uma promoção e comprar dois livros da autora, para além do que já tinha em casa, sem saber se iria gostar do género.

Apesar de ter furado a minha metodologia, tenho por hábito ler os livros de um determinado autor pela ordem pela qual são publicados (exceptuando quando se trata de uma série e eu sei que não está a ser publicada pela ordem correcta). Como tal, acabei por começar a ler o “Nunca me Esqueças”.

Já tinha pensado várias vezes em começar a ler este livro mas nunca me tinha decidido a fazê-lo, adiando sempre essa vontade. No entanto, como já o tinha em lista de espera há bastante tempo achei que desta vez me deveria atirar de cabeça.

Em primeiro lugar digo-vos que fiquei decepcionada. Ao ler a sinopse do livro fiquei com a sensação de que Mary, a personagem principal, teria uma vida inicialmente complexa, com alguns contratempos mas que iria ter uma vida próspera e feliz na Austrália. Nada naquele resumo nos prepara para o que é a essência deste livro. Auspiciava-se um futuro promissor para Mary que nunca veio a concretizar-se. A personagem sofre revés atrás de revés, sem descanso. As tragédias sucedem-se e nunca têm fim. Senti mesmo que as minhas expectativas face ao livro e à própria escrita da autora foram completamente goradas.

Aquilo que me levou a continuar a ler o livro foi a vontade de descobrir se nalgum momento a história sofreria um volte-face e as condições de vida de todos aqueles presos que acompanham Mary ao longo do livro melhorariam. Na realidade eles passam o tempo a saltar de prisão em prisão, em condições deploráveis, o que contribui para que o livro me tenha sabido a algum demasiado triste e deprimente.

Não fiquei com vontade nenhuma de voltar a ler mais livros desta autora que, pelo que sei, baseia os seus livros em factos verídicos e em histórias de vida demasiado sofridas. Acho que vou mesmo fazer um bom intervalo entre a leitura desta obra da autora e a próxima.

2 **




Sinopse:

Num dia... Com um gesto apenas... A vida de Mary mudou para sempre. Naquele que seria o dia mais decisivo da sua vida, Mary - filha de humildes pescadores da Cornualha - traçou o seu destino ao roubar um chapéu. O seu castigo: a forca. A sua única alternativa: recomeçar a vida no outro lado do mundo. Dividida entre o sonho de começar de novo e o terror de não sobreviver a tão dura viagem, Mary ruma à Austrália, à época uma colónia de condenados. O novo continente revela-se um enorme desafio onde tudo é desconhecido... como desconhecida é a assombrosa sensação de encontrar o grande amor da sua vida. Apaixonada, Mary vai bater-se pelos seus sonhos sem reservas ou hesitações. E a sua luta ficará para sempre inscrita na História. Inspirada por uma excepcional história verídica, Lesley Pearse - a rainha do romance inglês - apresenta-nos Mary Broad e, com ela, faz-nos embarcar numa montanha-russa de emoções únicas e inesquecíveis.


Sem comentários:

Enviar um comentário