Peter Elbling

"O Sabor do Perigo"


Este livro foi-me oferecido no Natal de 2010 pela minha mãe. No entanto, devido à sua capa sensaborona, nunca senti um apelo para o puxar da estante para o ler ou sequer para ver a sinopse. Como na semana passada não sabia bem o que me apetecia ler, dei por mim a olhar para as estantes durante uns minutos até que me decidi a puxar este livro e a ler o pequeno resumo da contracapa. Assim que me apercebi tratar-se de um livro sobre a vida de um provador oficial de um duque, passado na Itália do século XVI, a minha escolha estava feita!

Poucas páginas após começar a leitura do livro fiquei rendida à personagem principal. Ugo DiFonte vivia no campo com os seus pais e o seu irmão, Vittore. Pouco depois do início da história a mãe de Ugo descobre que está doente e suicida-se enquanto ele assiste, impotente, a tudo. O pai e o irmão de Ugo começam, então, a fazer-lhe a vida negra e a desprezá-lo de forma vil.

Farto das humilhações a que ambos o sujeitam, Ugo fugir de casa e viver a sua vida longe dali. A vida vai correndo o seu curso sempre com percalços pelo caminho até que um dia ouve um grande reboliço na sua pequena horta. Ao sair de casa é abordado pelo Duque Federico de Corsoli que andava por ali com a sua corte a caçar. E, nesse momento, a vida desta personagem dá uma nova reviravolta. Ugo vai viver, com a sua pequena filha Miranda, para o palácio de Corsoli onde se torna o provador oficial do Duque que, por ter feitos tantos inimigos ao longo da sua vida e ter receio de ser envenenado não come nada sem que antes Ugo prove. A partir deste momento, o livro torna-se uma panóplia de sabores e pratos variados que nos fazem crescer água na boca e nos suscitam o desejo de os degustar juntamente com o Duque Federico.

Ao passar a residir no palácio, a vida de Ugo passa a estar envolta em perigos e sobressaltos. Para se defender da possibilidade de vir a ser envenenado pelos cozinheiros Ugo começa, clandestinamente, a estudar os  venenos utilizados nessa época e os seus perniciosos efeitos.

Para apimentar ainda mais todo este enredo, a filha de Ugo torna-se numa bela rapariga cuja beleza não escapa ao habitantes do palácio nem tão pouco ao próprio Duque.

Confesso que tive muita pena de terminar a leitura deste livro pois acabamos por nos afeiçoar às personagens e querer saber sempre mais sobre elas e as suas vidas rocambolescas. Recomendo vivamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário